sábado, 14 de fevereiro de 2015

Carnaval em casa: retiro ou solidão?




                                           Cunha e Silva filho


    Há  tempos não assisto à festa do  carnaval, sobretudo  o mais empolga, o do Rio de Janeiro, com  os  famosos   desfiles de escolas de samba, onde até  crianças  de três ou cinco anos  mostram  todo o seu  talento  no toque   rítmico da bateria.
      São os  geniozinhos,  desses que, de  vez em quando,  em  todas  as áreas  da atividade  humana,   surgem deixando-nos  boquiabertos  pelo   especial  precocidade. Não é só na bateria que surgem,  surgem   também   como  um    mestre-sala e    uma  porta-bandeira.Têm o sangue  da folia,  do samba no  pé,  esse talento  de mostrar a que veio  na  Avenida, ou melhor,   na pista do Sambódromo.
    Meu carnaval  se perde lá nos tempos em que se ia,  sozinho ou acompanhado,  ver  a passagem eletrizante  dos blocos  cariocas na velha  Avenida  Rio Branco e, depois,  na  Presidente   Vargas, as duas caras  do Rio. 
   Dizem que os blocos da rua estão  se revitalizando. Vêm  eles da Zona Sul,do Centro e dos subúrbios,  todos   sintonizados  com   o país  de ponta-cabeça,  esquecido das suas  grandes  mágoas e defeitos. Alguns desses blocos   se  tornaram   parte da vida   do carnaval carioca,: o Bola  Preta,  a Banda de Ipanema e inúmeros  outros   que  descem  das periferias , dos morros para o  Centro  da cidade de São Sebastião.
   Em quase todos os bairros cariocas  há sempre um   palco, uma espécie de coreto atualizado a fim de que  pessoas dos bairros  ali possam  se reunir com as suas fantasias  e fantasias  da imaginação. Para os mirins,  há também  lugares  em que  ali  podem,   fantasiados,   entrar na folia, pular, dançar e cantar  as marchinhas novas  ou antigas, estas ensinadas  pelas  avós.  No carnaval  valem as brincadeiras,   as formas   diversificadas de  fantasia, as transformações, as trocas de papéis,   em que  o  que é sério passa a não sê-lo. O antropólogo  Roberto  DaMatta  foi quem,  talvez,   mais  aprofundou  uma análise e compreensão  do que significa  alegoricamente  o carnaval. Festa de todos, do rico e do pobre,  do  político e do eleitor,   tudo,  à sua volta se  transmuda em  inversão de   funções   sociais. O carnaval  almeja  o brilho,  o  som,  a música,  a folia,  a ginga, a malandragem,  o samba.
       Gosto do carnaval, agora,  à minha  moda,  mais como   meditação  entre  o retiro e a solidão. Porém, fundas estão as  boas lembranças  do carnaval; primeiro,  as de Teresina, com o seu anual  corso atravessando  numerosas  ruas   da capital  verde, formado de  carros com  belas moças e rapazes  da  sociedade mais aquinhoada, automóveis,  e sobretudo daquele  caminhão das meninas  e menos meninas  da Paissandu, motivo,  com a sua   passagem,  de críticas  de mal-amadas e de  donzelas  ungidas na fé católica   e  inimigas do pecado  da carne, assim como    são  fortes ainda as reminiscências do carnaval  no Clube dos  Diários, ali na  Rua  Álvaro Mendes,   Centro de  Teresina. 
       Alguns meninos  e meninas,  que  não  eram  filhos de sócios do  clube  da  alta sociedade,  ficavam maravilhados  e ao mesmo  tempo   desapontados  por não  poderem  adentrar  o salão  do    saudoso   clube dos endinheirados. Naquele  meu tempo,  inícios da década de 1960, um fato  trágico entristeceu as  memórias  do carnaval. Era  tempo em que o uso do lança-perfume se fazia  presente entre jovens, não para  borrifar  as fantasias  das meninas  bonitas como  sinal de que  por elas  se interessavam, o que seria  normal e até romântico.  Um desses jovens,    o Almedinha,   com quem  tive  pouco  contato,  inalou  em dose  excessiva  o  perfumado éter, não sei ao certo  se misturado  a alguma  bebida. Foi o bastante para que lhe causasse  a morte na flor da vida.   Foi um consternação geral  em Teresina esse   infausto    incidente, especialmente  porque  o jovem  era muito  querido..             
       Assisti, menino e adolescente, a muitos  desse corsos e, no tempo,  me divertia  muito. Numa das ruas  em que morei,  a Arlindo Nogueira,  o percurso do corso num dos anos  em que  ali  residia,     passava  pela  minha rua.
      O corso se resumia num desfile de carros com  seus ocupantes  fantasiados ou não, apenas com  o prazer de  ostentar que  possuíam   carros e  se diferenciavam  da multidão   que ficava  grudada  na  visão dos que   passavam  indiferentes   aos seus olhos  de espectadores. Aplausos  e  motejos  se confundiam  aqui e ali, dependendo  do que  se estava vendo na passarela das rodas.
    O carnaval  carioca  mudou.  Mudamos  nós, também. O carnaval   carioca perdeu   um pouco do antigo charme,  da naturalidade,  de um certa  “pureza.” As novas marchinhas  perdem para as antigas,  tanto é que, durante  os  carnavais  dos novos  tempos,  elas, as antigas,  continuam sendo  cantadas  pelo  povo, na rua  ou  em clubes. Pertencem a diversas décadas. Mas ainda   têm  a sua  presença  na folia  carioca. “Corta o cabelo dele, corta  o cabelo dele!,”  “Viva o Zé Pereira,”  e as célebre  marchinhas  dos anos 20, 40, 50 ainda  hoje relembradas  de geração a geração.
    A figuração do carnaval brasileiro penetra  praticamente  todas as formas  de artes. São  livros  com o título  de Carnaval, de Manuel  Bandeira,  são  poemas, como o de Da Costa e Silva: “Carnaval”, que se encontra  na obra sob  o título  Alhambra: “Amplo salão alucinado de luz,  música e perfume,/o éter germina  sensações de  alegria e volúpia...”;  no cinema,  temos  o  “Orfeu do carnaval, filme de 1959, com direção de Marcel  Camus,  adaptado  da peça  de Vinicius de Morais, Orfeu da Conceição.” O mesmo  filme teve um  outra versão a cargo de Cacá Diegues, em 1999, mas com  outro  título:  Orfeu.No romance,  Marafa, de Marques  Rebelo, temos  uma  passagem  magnífica  da descrição  eletrizante  que  o ficcionista    faz  de cenas  do carnaval  carioca por  volta  de 1930. 
     Os grande  compositores  já se foram. Até os bailes de gays  tinham   a sua  noite  de esplendor.  Muitas  das  figuras  emblemáticas do carnaval  carioca, os compositores   Braguinha,   Zé Kéti, Jamelão,    já  não estão mais entre nós. Outras  figuras,   verdadeiros ícones, do carnaval   carioca,  como   Clóvis Bornay,  Blecaute e tantos   outros  deixaram  um vazio  eterno  nesta  festas das folias, de momices,  de  confetes e serpentinas, de Pierrôs e Colombinas.   A História  registra os faustos,  mas a  saudade  permanece.
   Acredito que tanto  em Teresina quanto no  Rio de Janeiro,  Salvador,  Recife,  o carnaval  perdeu  o antigo   glamour, mas este  cronista, sem se fechar em copas,   transita    entre  o  sentido do  “retiro” e da solidão -  limites  entre  ideias,  livros  pra ler  e recordações   que não se deixam  apagar no tempo e no  espaço.      
           

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário