sexta-feira, 26 de setembro de 2014

OS PREÇOS SOBEM, DONA DILMA!

             


                                                         Cunha e Silva Filho


             O custo de vida atual no Brasil está subindo em três setores: na alimentação,  nos remédios e nos planos de saúde. Enquanto isso, a Presidente, nomeada pelos áulicos a “Presidenta,.” em flagrante atentado contra  as mudanças fonéticas e ortográficas que devem  seguir o  curso  próprio  de  suas  modificações  inerentes  aos  estados linguísticos diacrônicos e sincrônicos   segundo as tendências   e índoles de cada língua.  Mantém os salários do funcionalismo federal arrochados, imobilizados. Politicagem,  bajulação e questões linguísticas não se devem  misturar  e, quando isso acontece,  provocam  o caos comunicativo ou a entropia, necessários ao jogo do poder e às dissimulações.
           Ora,  para ela, Dilma,  se aumenta ou não o custo de vida do brasileiro,  pouco se lhe dá,  contanto que  o gasto que têm  ela e sua família para  os cofres do governo continuem jorrando como água das cataratas mediante o uso  liberal dos cartões   de créditos  oficiais para presidentes e outros membros do governo federal.
          O que os brasileiros  vivemos  é aquilo que meu pai  costumava chamar, na sua época  de jornalista corajoso e independente,  de “carestia.”  E esta está rondando  os assalariados  públicos que não têm tido  aumento do  governo federal  há, pelo menos,  três anos, posto que seja  campeão  de impostômetro, exibição iluminada e contínua  que há tempos não tenho mais visto  pela televisão numa rua de São Paulo  
         Comida temos nas prateleiras  dos supermercados, mas  os preços,   que sobem sorrateiramente,  estão   causando estragos nos bolsos   dos  consumidores. Aos remédios de uso continuado e obrigatório, sobretudo para as pessoas  idosas que deles mais  necessitam,   dadas as condições  do envelhecimento e   das doenças  que  dessa  fase adulta    resultam,  mês a  mês,  uma família destina   uma parte   considerável de seus  vencimentos.  
         No terceiro setor  assinalado, temos os  tão  propalados  planos de saúde, sempre ávidos para  subirem  seus preços,   seja para  crianças e  jovens, seja para adultos e  idosos; os últimos são  os que mais  estão sofrendo por culpa de planos de saúde que,  para  eles,    são elevados e, quando  chegam  a uma faixa de idade bem avançada,  nem são mais   aceitos  pelos  capitalistas   gananciosos da medicina mercantilista.  Numa palavra,  o  idoso, o muito idoso estão  desamparados, porém,  como  afirmei e é preciso  reiterar,  quando atingem  a longevidade  e caem doentes,  são  descartados pelos   “comerciantes” dos  planos de saúde no  Brasil.  O destino dos idosos  pobres e mesmo  de classe média é um só:  tentar uma vaga  num hospital público que,  em grande parte e em todo o  país,  não  tem condições  de  atendê-los com dignidade.  A morte para os  anciãos  é coisa certa e um fato anunciado.
Os planos  de cooperativas ou de associados   sindicalizados (professores,  por exemplo),  recebem  determinações da ANVISA (Agência  Nacional de Vigilância Sanitária) que é o setor   federal   responsável por   estabelecer  índices de reajuste  de preços   tanto  nas negociações com  os planos de saúde quanto com  as cooperativas  que  repassam  os aumentos  dos planos através de negociações   realizadas por assembleias, cujas  decisões são  comunicadas  aos   usuários dos  planos e cooperativados. Na  prática, o governo, através  daquele  órgão regulador,  é quem  impõe o aumento aos  planos. As cooperativas  fazem alarde,   “fingem”  não aceitar o que o governo  pede e,  no final das contas,  terminam   aceitando  algo próximo  ao que o governo   determina na  majoração  dos preços.
É um  tipo de   decisão   autoritária e anual que parte do  próprio  seio do governo, cujo  único  prejudicado  final  é o usuário, seja  de plano  individual,  seja  de plano   através de cooperativas  ou associações. O que estas últimas fazem, na realidade, é   aparentar  estar defendendo nossos direitos de usuários de  planos,    contudo,   no fundo,  o que   acontece  é o conluio  silencioso,  nos bastidores, num negócio   proveitoso  tanto  para o  governo federal,  que  arrecada mais  impostos, quanto para  as cooperativas  ou  associações   ligadas  a sindicatos  e a táticas do velho peleguismo bifronte  brasileiro.. É a roda viva de um “faz de conta”  que se retroalimenta  continuamente. 
Essas  mazelas,   negociatas,   embustes,    mistificações são próprias  de uma país   que vive à sombra  grandiosa da  impunidade  e do caos “organizado”   tacitamente   engendrado  pela estrutura  viciada  e de práticas   sociais  e econômicas anacrônicas,  fazendo com  que,  absurdamente,  o país   exiba aos olhos atentos  duas faces:  o atraso, a miséria e  modus vivendi  e operandi  de Primeiro   Mundo.
Entre tantos   desmandos  da  Nação,  em   período de  eleição  presidencial e representativa,  Dona Dilma  - se é que  realmente  pensa no bem dos brasileiros -  deveria atentar  para, entre tantos “malfeitos” ( termo da  semântica lulista)   ainda  arraigados  no solo   pátrio,  para  o desgoverno  e  completa   ausência  da Lei visíveis a olho nu  nos  três setores  que alinhei  na discussão   deste  artigo.

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário