segunda-feira, 4 de julho de 2011

Domingo carioca

Cunha e Silva Filho


Se ficar em casa, automaticamente me voltarei para mim mesmo. Ficarei mais calado e me isolarei do mundo lá fora, o que não é bom nem pra mim nem para os que comigo convivem.
Por isso, digo pra Elza: -“Vamos ao shopping.” “Sim, vamos.” Noto quão feliz ficou com a minha proposta de sair de casa. Sabem os homens que, em geral, as mulheres adoram ir ver vitrinas, sobretudo as de suas preferência: joias, roupas, bolsas, sapatos, perfumes, seções de móveis, roupas de cama e de banho e outros itens caracteristicamente femininos.
Os shoppings se tornaram, nos tempos modernos, os lugares mais adequados a passeios mais amenos. Lá se pode comprar ou simplesmente olhar pras novidades das modas nos vários itens considerados.
Entretanto, confesso que o que mais me agrada nos shoppings são as livrarias ali instaladas. Enquanto minha mulher me empurra para as preferências dela, eu fico aguardando a oportunidade pra dar uma pulinho a fim de examinar alguns livros recém-saídos e das estantes do meu interesse. Em geral, primeiro vejo os dicionários que surgem nas suas edições atualizadas.
Há muitos anos tenho uma verdadeira mania: ver o que o mercado editorial tem lançado na área de livros pra aprendizagem de idiomas. Só depois vou pra outras variedades : livros de crítica, ensaios, literatura nacional, estrangeira, gramáticas, biografias, linguística, história, filosofia, sociologia. Tenho, então, ganas de levar um exemplar de cada uma destas áreas de estudos. Só com muito esforço me controlo pra não gastar o que não tenho. Fico adiando com meus botões o dia em que, voltando ali, possa levar algumas livros novinhos em folha.
Enquanto isso, minha mulher me aguarda, já havíamos combinado o lugar, sentada num dos bancos dos muitos corredores do shopping. Ao me aproximar, ela olha pra minhas quase mãos vazias, pois levara comigo de casa o Ilustríssima da Folha de São Paulo, que leio aos domingos. Gosto de andar com um livro ou, às vezes, com uma antiga agenda da editora Oxford. “Todo louco com a sua mania”, lá diz o provérbio.
Não fui egoísta com Elza, já que, logo ao entrar no shopping, foi ela se dirigindo às lojas de roupas. Embora não seja meu fraco ficar passando de uma loja a outra, parando numa, parando noutra, me contenho e até finjo que estou tão entusiasmado quanto ela. Para falar a verdade, muitas vezes não finjo. Mostro mesmo curiosidade do que ela me aponta de bom ou de ruim nas vitrinas. Ela tem um bom gosto admirável. Sabe escolher o que é bom tanto pra ela quanto pra mim Tem mesmo gosto refinado. Muitas vezes, sozinha, também escolhe alguma blusa, camisa paletó, blazer, sapato ou tênis. Quando chega em casa, me pede que prove: em noventa e nove por cento tudo sai segundo o meu agrado. Ela sabe que não gosto de experimentar, principalmente, roupas nas lojas. Já sabe do meu tamanho, da minha pontuação.
Desta vez, levamos o nosso filho mais novo. Não fizemos nenhum lanche, nem houve sorvete nem picolé. Nada gastamos. Era um domingo só pra andar, olhar, ver pessoas que passam por nós com indiferença naquele contínuo ir e vir de gente dentro de um shopping tão igual quanto qualquer outro em qualquer parte do país ou mesmo do mundo, onde tudo se padroniza, se imita, se copia.
Os shopping só se diferenciam pelo nível de suntuosidade, pelo tamanho, pelos sotaques, níveis sociais e etnias. Os shoppings são, talvez, um dos grandes exemplos do Planeta globalizado, da sociedade reunida e ao mesmo tempo dividida. Dão a impressão nítida de que quem está num, está em todos. O mundo, assim, está virando um gigantesco shopping, típico símbolo da pós-modernidade, dos sonhos de consumo, dos encontros e desencontros entre criaturas, da solidão e do silêncio, individual, coletivo e universal.
Toda vez que vou a um shopping, sempre tenho a sensação de que alguma coisa está faltando nas suas instalações, nos seus corredores, nos seus elevadores, nas suas “praças de alimentação”, nas suas diversas lojas. Alguma coisa que, a meu ver, está relacionada a um ausência de sentido maior de comunicabilidade, de aproximação de pessoas, ainda que pequenos grupos ali se possam ver conversando divertidamente.
Talvez eu esteja exigindo demais por idealizar um mundo no qual todas as pessoas pudessem estar solidariamente mais presentes umas com as outras. Mas, não, o conjunto de pessoas que ali se encontra está mesmo é à procura de seu próprio prazer e necessidade, satisfação de um predisposição hedonista tão entranhada no gênero humano. Pouco podemos fazer contra isso.
Os shoppings aí estão, atraindo pessoas de todas as faixas etárias, mais valendo para elas algumas poucas horas de lazer do que prestar atenção a um mero resmungo do cronista sobre o instinto gregário dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário