domingo, 13 de abril de 2014

A política partidária é fanatismo ou jogo de interesses?






                                               Cunha   e Silva Filho


             O tema   é difícil e cercado de  labirintos. Mas,  dentro  desses labirintos podemos  inferir alguns  fatos  e tentativas de  buscas  de verdades humanas na relatividade em que o tema  a elas conduz  o observador atento e ávido de  penetrar-lhes  os  segredos ou mistérios.
Umas das inferências possui até o seu tanto  de  truísmo, ou de obviedade: como  pode  um homem  culto,   competente em sua área principal de  atuação  profissional, quer artística, quer não-artística, quer filosófica,  quer  não-filosófica ou de outra   natureza  disciplinar  ou  teórica, sustentar   o indefensável levado - sabe Deus por que  motivo –  a defender  cegamente   pretensas  verdades doutrinárias?
Como  pode um  ser dotado  de  conhecimentos vastos, experiência e saberes pender,  por facciosismo ou  parcialismo intencional,    para a direita ou a esquerda, ou  para o centro  ou  qualquer posição  ideológica, e não enxergar os  erros e os  ações  desonrosos  de um partido e permanecer   empedernido e  preso  a programas  políticos  que,  na  prática,  escamoteiam seus  princípios e agem  de forma  contrária? Onde fica aí a ética individual, ou do  grupo  partidário?
Se um partido  político  tem um suposto  programa  de governo a oferecer  à sociedade, através de  ações materializadas  que levam  ao descrédito  mesmo  daqueles que, afastados ou indiferentes,  estão  das questões  políticas,  não temos  aí  um  exemplo de  fanatismo?  Este comportamento indicia  na  verdade,  um cegueira,  um modo de ver e sentir a realidade e toda a sua  complexidade dos dias de hoje de forma  falaciosa e seu seguidor não passaria de um simulacro no jogo   político.
Quando se torna   impossível  ver  os fatos  e as circunstâncias  mostrando-se  contrários  aos  princípios  e regras  de um partido que  não  pretende  modificar  ou  realinhar-se de modo a  dar conta  das principais  carências e  reclamos da  sociedade é porque  alguma  coisa  transmite  falsidade e seus líderes  não  passam  de  cabotinos e enganadores  da coletividade e os  próprios   sectários vivem a  ilusão de ótica e,  por  essa razão,   contribuem como co-agenciadores  dos simulacros   criados   por lideranças   fantoches, por  malabaristas e saltimbancos  travestidos de  políticos  cuja conduta  leva  o país  à derrocada  na sua  forma  mais cruel: a da corrupção,  do cinismo  e  da indiferença  aos males da sociedade.
Donde se conclui que  o fanatismo  trabalha em favor  de quem  o produz: o partido sem ética  nem dignidade. Assim  o fanático  partidário  é um cego que não  deseja  ver além do seu  próprio  engano.
Quanto ao  jogo de interesses a que o título deste artigo  alude como  alternativa, ele  está imbuído  dos  mesmos procedimentos  do embuste  e  da felonia e sua  característica primordial  é transformar a  política da retidão  e da  ética, da moralidade  e  do bem-estar  da nação  em  balcão de interesses  os mais  perniciosos  possíveis, já que  este tipo de “política”  perde  todos  os  fundamentos necessários  à práxis  política e à assunção  de seus  ideário  em prol da  coletividade,  Tudo  que  desse simulacro  resulte  não será  mais  do que  uma luta  de  interesses  mesquinhos  fora da órbita  das práticas  políticas sérias e pautadas  pela dignidade  da  Política com  p maiúsculo.
Um  tal estado de coisas, se permanecer por muito tempo,   pode descambar  facilmente  para   situações ainda de maior   risco não  desejável  por qualquer  cidadão  de bem.  O agenciamento de atores  que   se servem  dos mandatos  políticos  como  manobra  de enriquecimento  a todo custo  leva o eleitor  a descrer  da  política  correta, dos  homens  públicos e do desprezo  pelo ato  de votar.
No  Brasil  da atualidade  vislumbro   com clareza  estas duas alternativas colocadas     ao debate  público. Na verdade, ambas  se interpenetram insidiosamente e terminam, por  contaminação, se equivalendo em  alguns  aspectos, visto que  a cegueira do fanatismo  concorre para  a prática   ignominiosa da segunda alternativa. São dois lados  da mesma  moeda  podre do fanatismo  e do  jogo  sujo da  política nacional.
O leitor atento  sabe de quem falo  e do que  deixo  implícito a fim de que, meditando sobre  o tema,  tire suas  ilações. Sei que  estou dialogando  com  vários interlocutores  de pensamentos e posições  que  podem  ou  não coincidir  com o que exponho neste artigo. É bom que assim o seja. Não se mudam  da noite  para o dia   os princípios  enraizados  profundamente na alma  do fanatismo, seja,  o  político,  o religioso,  o esportista.
É preciso  que  do esclarecimento,  da  procura  de posições  abertas  se extraia  uma fresta da luz da razão e da  imparcialidade, livrando  os  indivíduos  dos males dos  preconceitos  e  das visões  distorcidas que  existem  no letrado e no ignorante.
Não custa  nada  de minha parte  suscitar  reflexões  que  levem  ao caminho  de  um viver  sem tantas angústias  e perplexidade  que  a sociedade contemporânea, no Ocidente principalmente,  mas também  já no  Oriente, sob o império da mídia, da globalização, do brilho falso   do  sucesso financeiro  inopinado  e da mistificação  em escala quase  mundial, tanto  centros  urbanos como nas periferias,  tão bem  manipula  as gerações mais novas e até, por  contágio,  os adultos e velhos sobreviventes  de hoje.

                                  ........................................                      





AO PÉ DA PÁGINA



 A psicologia das revoluções

       
                                    
                                              Cunha e Silva


“A psicologia das revoluções é bastante complexa. Não confundamos revoluções com  golpes militares e de Estado, com  badernas, quarteladas e simples  motins populares. As revoluções de caráter  político e social são mais  profundas e legítimas, desde que atendam às aspirações populares, à queda de tiranias e despotismos. A revolta dos plebeus contra os patrícios em Roma milênios atrás, foi   uma autêntica  revolução. As revoluções, como as operações cirúrgicas, são medidas drásticas, violentas e, às vezes,  cruéis, mas necessárias e oportunas. Se não cortar a perna de pessoa – ameaçada de gangrena – com o bisturi do cirurgião, a pessoa  morre, na certa,. Assim se dá com  o país  com a revolução quando  o país está em grave crise social e política na iminência de entrar em guerra civil, a solução imediata é deflagrar a revolução, sangrenta ou não,  a fim de se evitar que  o  país caia no abismo e no caos ou se despenhe no desfiladeiro sombrio da convulsão social.

Nota do Blog: Artigo   possivelmente  publicado no jornal  Estado do Piauí, Teresina, PI., O recorte não traz a data.










 




  








 
  





 
  













 


Nenhum comentário:

Postar um comentário