domingo, 19 de maio de 2019

NÃO DEIXEM O RIO MORRER



                                                        CUNHA E SILVA FILHO

          

       Por amor de Deus,  seu alcaide Crivella, não deixe o Rio morrer! Seria a desgraça final  do país, maior ainda do  que todas as desgraças reunidas ao um só tempo pelas quais a nação  está passando pelo menos há uns quinze    nos setores da política, da violência crescente e crônica,  da saúde sem rumo, do desemprego  resistente,   dos transportes e, agora,  da educação  pública sem perspectivas.
      Ora,  senhor alcaide,  veja o que tem ocorrido no Rio: algumas desgraças  causadas por  chuvas fortes e incomuns,  mas também  motivadas  pela  ausência de fiscalização   dos serviços públicos,  culminando, agora,  com  o desabamento  da cobertura do Túnel Rafael Mascarenhas  quando cinco placas   de concreto caíram  na pista  sentido Barra.
     Quase  aconteceu  outra tragédia onde poderiam  morrer muitas pessoas dentro de um   ônibus que passava na hora  em que se soltaram     as placas do teto do túnel. Foi por milagre de São Sebastião  que  mais uma tragédia não se   concretizou. O Rio precisa ser benzido, ou até mesmo exorcizado, diga-se de passagem. A cidade de São Sebastião  sofre na carne  por esses infortúnios  todos.  E não devemos  em hipótese alguma culpar   só a Mãe-Natureza por   infelicidades   que possam  ocorrer aos cariocas. Culpados foram, sim,  sucessivos prefeitos inoperantes  e  lenientes.
     O atual prefeito, que deixa muito  a desejar, não me parece ter  cobrado dos órgãos  municipais  incumbidos de supervisionar  o estado  precário de partes  da infraestrura da cidade. Em São Paulo,  me parece,  está havendo também sinais de edificações  públicas  exibindo   rachaduras e    má conservação, sobretudo em viadutos. Esses defeitos  nas construções públicas  apontam para  riscos  que podem  provocar  tragédias ceifando  vidas  meramente por  incompetência  e principalmente irresponsabilidades dos governantes que  deveriam ser exemplarmente  punidos  pela Justiça. Afinal, para que servem os governantes senão para zelarem pela incolumidade  física dos habitantes  de  uma cidade, de um estado e de um país?
   O  prefeito Crivella, que é engenheiro, deveria,  por dever de ofício,  ainda ser mas cauteloso  e  responsável pelas condições estruturais  da Cidade Maravilhosa. Sabe-se que o Rio é praticamente cercado  por morros. Embora dispondo uma  paisagem  estonteantemente bela,  visto de cima para baixo,  por exemplo, do  majestoso Corcovado,  nós dá a impressão de  que seja um cidade dentro de um grande buraco irregular, mas esteticamente  lindo.
  Chuvas torrenciais   nessa cidade turísticas  causam danos  irreparáveis em todo os sentidos, principalmente   em razão da   falta  de   monitoramento   eficaz, constante   e responsável. Diga-se, a bem da verdade, que a cidade,  posto que belíssima  no seu conjunto arquitetônico, combinando  o antigo com o novo,  no Centro da cidade, mais o antigo do que o novo,   é secularmente  muito suja,  mal cuidada  pelas posturas municipais.
    Esse traço  urbano  remonta historicamente   ao tempo  do reinado de Dom João VI (1767-1826), onde o que mais se  destacavam nas  rua, estreitas ou largas, eram os movimentos  de  carruagens  reinóis que iam  despejando  atrás de si  excrementos humanos. Ou seja,  “reinava” a sujeira e a fedentina     no ar  poluído. Hoje mesmo   ainda  é comum  ver-se, em cantos de esquinas de ruas, praças, largos,   ou  junto a monumentos públicos, em pleno coração da metrópole carioca,   o mau cheiro  proveniente de urina  tanto de mendigos quanto de gente  sem  educação.
      A prática desse mau hábito de urinar  em lugar púbico  é algo generalizado  no Rio e os seus praticantes o fazem até despudoradamente  diante  de transeuntes,  em determinadas situações,  da vida da cidade,  por exemplo, em dias de jogos no Maracanã,   no carnaval,  em shows  a céu  aberto  etc.
      Estamos bem longe   da  civilização das grandes cidades do mundo,  onde se respeitam   as posturas públicas, os sinais de trânsito,   os transeuntes,   enfim,   onde se cultiva   a urbanidade   coletiva.  Aqui, em qualquer parte do país, ainda  impera o vandalismo, que não  respeita  o patrimônio histórico,   os monumentos,  as estátuas,  as hermas.  Picham  tudo,  quebram, roubam,   furtam  partes do material de que foi feito  o monumento,   quando não o  levam    para  o  transformarem  em  artigos  de venda fácil.
    Vê-se, na exposição acima, o  quanto  o Rio necessita de mudar a sua maneira  de  governança  e de  costumes de seus habitantes. Não o fazendo,  a cidade estará fadada a perder altos  dividendos vindos do turismo,   área para qual é vocacionada   por todos os seus atributos   de uma cidade,  cuja paisagem  estará sempre acenando  democraticamente a turistas nacionais ou estrangeiros.
     Diante destas considerações gerais,  urge que o  alcaide de plantão  fique alerta   tanto  em relação  aos perigos  que  a cidade ainda  oferece    em alto grau, sobretudo nos inúmeros defeitos  de sua  estrutura física, nas suas deficiências  gritantes como  falta de maior segurança , e de melhores  acessos  a serviços públicos  de qualidade, como saúde, saneamento  básico,    precariedade das favelas,   fiscalização  rigorosa   de suas  construções,  em suma,   de tudo   aquilo  que    a prefeitura pode   oferecer  aos seus habitantes  e contribuintes de impostos.
   A Cidade Maravilhosa  não pode esperar  mais  por protelações em todos os setores  de seu funcionamento de grande urbe   -   motivo, apesar dos pesares,  de orgulho dos cariocas  natos ou   que de coração aberto a   escolheram para nela  residirem,   dos brasileiros  e do mundo  ainda fascinados pelos  seus “encantos mil.” Não deixemos,  senhor alcaide e sociedade -   reitero -,  o Rio de Janeiro   de todos nós morrer.  Por amor de Deus! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário