quarta-feira, 10 de abril de 2019

O PORQUÊ DAS INUNDAÇÕES MAIS FORTES E OUTROS ACIDENTES NATURAIS

                                                                                            CUNHA E SILVA  FILHO
Quanta calamidade na tragédia do Rio de Janeiro, algo que, em cinquenta e cinco anos de residência aqui, nunca vi nesses níveis atuais. Num artigo que não me lembro se postei ou não aqui, intitulado "O sinal das águas," chamo a atenção para o gravíssimo problema das mudanças climáticas no planeta ta Terra, mudanças, de resto, a meu ver, mais provocadas do que espontâneas ao longo das últimas décadas. 

A Terra ficou muito mais quente devido sobretudo ao aumento da poluição, com emissão gigantesca de CO2 pelo planeta afora, principalmente causada pelos seus vilões, à frente os Estados Unidos, China e outros países, os quais têm dado as costas às recomendações dos organismos internacionais de proteção ao meio ambiente, mantendo, outrossim, suas ações predadoras e indiferentes aos males infligidos à NATUREZA-MÃE. 

Ora, resumindo, esses países, grandes potências mundiais, não vão abrir mão de seus projetos de crescerem cada vez mais nos setores da Economia, quer seja de orientação comunista, quer capitalista, com seus desejos incontroláveis de lucros e mais lucros a fim de manterem as demandas de produtos de consumo em grande escala. 

Nessa ânsia de crescimento ilimitado, as indústrias sugam continuamente as matérias primas do nosso planeta vilipendiado pelos próprios governos das nações poluidores. O efeito estufa surge em proporções ciclópicas, cresce mais e mais a evaporação no planeta Terra. 

Essa Wasteland martirizada pelas mãos dos potentados globalizados torna-se mais quente com tamanha intensidade que seus efeitos se fazem logo sentir no derretimento das calotas polares, no aumento do nível das águas do mar e dos rios. 

Daí em diante, é um salve-se quem puder, pois de quebra vêm com toda a violência e fúria a reação inclemente da NATUREZA-MÃE fazendo justiça com as próprias mãos através dos inúmeros acts of God espalhando-se pelo mundo inteiro e em forma de, por exemplo, mais fortes inundações, furacões. tufões, tsunamis, maremotos etc. 

Tais efeitos estão agora ocorrendo, mais do que nunca, em nosso país. Vejam-se as inundações violentíssimas no Rio de Janeiro, em São Paulo, deixando atrás de si um rastro de vítimas inocentes - 
tragédias humanas - as mais dolorosas, assim como prejuízos materiais incalculáveis nessa duas grandes cidades brasileiras. Tenham pena da Terra! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário