quarta-feira, 12 de setembro de 2018

REFLEXÃO SOBRE O CHAMADO ENSINO DOMICILIAR






                                                              CUNHA E SILVA  FILHO



         Na área da Educação Brasileira, a questão do Ensino Domiciliar,  de resto, ainda  muita polêmica  entre educadores,  está, a meu ver,  necessitando  de ser amadurecida,  amplamente discutida   antes de  ser transformada em sistema de ensino alternativo  a ser implantado no país.

        Minha posição é contrária à disseminação dessa abordagem de ensino, porquanto ela suscita muitas indagações como, por exemplo,  estas:  Lares fechados? Filhos antissociais? Pais se transformam em tutores de seus próprios filhos e ficam, assim,  afastados da dinâmica social?

       Pais não são sempre professores nem tampouco dominam todas as matérias do ensino oficial  e o arcabouço da legislação escolar em vigor.   Os pais de alunos não foram  ensinados a ser professores. Não estudaram nem foram  treinado  em profundidade  em disciplinas tais como alfabetização,  língua portuguesa,  linguística, filologia, didática, filosofia da educação, psicologia  educacional, prática de ensino.  

     A tela do computador ou um celular ou qualquer outro gadget de aprendizagem  não são absolutamente equiparáveis à aula ministrada na sala por um professor de carne e osso, um professor graduado e licenciado para ministrar   sua disciplina específica.      

A Escola do Futuro, antes  de mais nada,  não pode dispensar a presença dos professores. A escola é a escola. O lar é o lar. Este é apenas complemento daquela. E o homem gregário não vale mais? Nem tudo que é novo é bom. A tecnologia é bem-vinda, desde que tenha limites também e não tome o espaço do humanismo.

       Essa questão é  realmente séria e preocupante. Cheira-me a comportamentos distópicos. Ou seja, a ruptura da interação saudável de alunos com alunos em ambiente de escola do tipo tradicional deve e tem que  prevalecer como a via  ainda mais adequada em qualquer tempo.     

      O mestre será sempre a ferramenta maior e melhor do ensino-aprendizagem e seu convívio nas salas de aula é algo insubstituível sob pena de perdermos o elo com os aspectos humanísticos, da formação integral do educando, os quais  devem ser preservados a todo custo nas culturas civilizadas.

    A era da altíssima tecnologia já está dando seus frutos nefandos. Na Educação, a coisa fica assim mais complexa e perigosa. Por conseguinte,  que se tenha muita calma, muito descortino e muita cautela antes de tentarmos substituir professores formados e aptos a lecionarem com conhecimento de causa o alunado brasileiro.  Pensemos, portanto,  reitero,  com maior profundidade essa questão.     .

Nenhum comentário:

Postar um comentário